Desde que realizou sua 7ª edição, em maio de 2019, no auditório da associação Shizuoka, no bairro da Liberdade, só agora a Banda Kitsuwa retornou, com seu 8º Kitsuwa Ongakusai, mas dessa vez, num auditório muito maior, o da ACREC (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Vila Carrão), no dia 28 de janeiro de 2024, para atingir sucesso absoluto, incontestável!
Apesar de um tanto insegura a decisão de retomá-lo, visto que já se passara mais de 4 anos desde o último, com o número de interessados, a esse, crescendo rapidamente devido à eficiência de seus cocoordenadores, sua realização começou a tomar forma de algo muito além do que imaginavam.
Isso foi ficando evidente graças à Internet, pelo grupo Banda Kitsuwa que criaram no whatsapp, possibilitando-lhes acompanhar o dia-a-dia dessa evolução, bem como também receber contribuições de próprios cantores, simpatizantes e até de empresas para essa realização. Somando-se a isso a contagem dos obentô reservados para o dia, de quase 300, muito superior ao total de cantores, de 100, dava a entender presença numerosa no dia!
Por isso, a primeira reação no sentido de atender essa grandiosidade pré-anunciada foi concluírem que o local para a realização, escolhido inicialmente, já era inviável. Assim, graças à intermediação de Nilton Suzuki, um dos cantores participantes, mas muito ativo em várias associações, obtiveram a utilização da ACREC.
Dito e feito! Pela ocupação quase plena de seus assentos (cerca de 300 cadeiras) dispostos no auditório, nesse dia, e por um público seleto, composto também por professores conceituados do meio karaokê, bem como por músicos pertencentes a outras bandas não é exagerado afirmar que esse evento será um marco no meio musical a comunidade.
A satisfação foi geral, em especial aos próprios músicos, por terem ensaiados com todos os cem cantores exaustivamente, e também emocionalmente, pela expectativa em relação ao sucesso do mesmo.
Prova disso foi a matriarca da Banda, Yasue Kitsuwa, que não se conteve de emoção em seu discurso de saudação e agradecimento ao público, na Abertura Oficial, refletida também aqui: “A emoção foi, realmente, enorme, ainda mais diante daquela inesperada quantidade de amigos e simpatizantes prestigiando o nosso evento”, iniciou. “Até achei que me conteria, porque se tratava apenas de contar como surgiu a ideia de retomarmos o Ongakusai, que até ocorria em época diferente, no mês de maio. Mas sabe como é, né… porque para contar teria que relembrar as razões da interrupção e do período doloroso que passamos sem podermos realizá-lo”, prosseguiu. “Definido que o faríamos, graças ao enorme apoio do Fernando, Leni, Kinuko-san e Momose, e percebendo, aos poucos, pelo Whatsapp, a grandeza que estava se tornando, a preocupação passou a ser em, agora, ter de corresponder plenamente às expectativas”, suspirou. “Por isso, não pude me conter na Abertura Oficial porque, antes disso, durante a apresentação dos primeiros cantores, lá de cima do palco, já estávamos testemunhando que tudo estava dando certo”, completou. “Então, queria aproveitar o ensejo para agradecer, primeiramente à minha família, depois, aos meus alunos, aos queridos coordenadores, cantores, amigos e patrocinadores… e ao pessoal do Fujinkai da Engenheiro Goulart, por viabilizarem a realização desse sonho à toda família Kitsuwa. Nossos profundos e eternos agradecimentos”, concluiu com novo suspiro de felicidade.
Os coordenadores, responsáveis pelo sucesso do evento, também se mostraram satisfeitos e felizes por essa realização.
Fernando Asato: “Em nome da Comissão Organizadora do 8⁰ Kitsuwa Ongakusai, gostaria somente de AGRADECER, primeiramente, à FAMÍLIA KITSUWA, por poder participar dessa Grande Festa. Foi maravilhoso, desde os nossos treinos (que foram de apenas 2 dias por cantor), à Energia Positiva transmitida por Todos! O sorriso dos Cantores e do público presente me emocionou muito, assim como aos membros do Kitsuwa Gakudan. Gratidão aos nossos queridos cantores convidados; aos ossos Amigos que também nos ajudaram com os Kifus e Ohana; aos nossos grandes patrocinadores; Staff; ao Fujinkai do Kaikan Engenheiro Goulart; e ao Presidente da ACREC, Yoshiaqui Suzuki. “Kokorokara kansha de ippai desu! Minasan, arigatou gozaimashita!!!” Se esqueci de citar alguém, minhas sinceras desculpas porque foram muitos os Amigos que nos ajudaram nesse evento.👍👍🙏🙏”
Leni Yamashita: “O 8º KITSUWA ONGAKUSAI teve a participação de 100 de cantores mais as apresentações de coral e 3 alunas de teclado da Sanae Sensei. Foi bastante emocionante em ver a ACREC cheia, não apenas com os participantes, mas também com amigos e familiares. O evento anual foi interrompido pela pandemia e só agora a Sensei Kitsuwa retomou os trabalhos, mas com receio. Começamos com um grupo pequeno de participações, mas logo tomou forma de que seria um evento grande e com sucesso. Com isso tivemos que pensar num local maior e, com a ajuda do Nilton Suzuki, foi possível a viabilização desse sonho, na ACREC. Foram meses de preparo das partituras e ensaios internos da banda. O resultado foi esse: perfeição em todas as apresentações, que emanava muita energia positiva, muita alegria. Com certeza, esse evento servirá de comentários por muito tempo. Tanto, que já estão esperando pelo 9o. KITSUWA ONGAKUSAI! A Sensei Kitsuwa não conseguiu conter a emoção na abertura oficial ao descrever tudo que estava sentindo. O intuito da banda é fazer essa confraternização desde os ensaios. E não imaginávamos que o auditório da Acrec fosse lotar. E lotou de amigos e de simpatizantes da boa música ao vivo. Mesmo sendo um festival diferente e com recursos modernos, sensei Kitsuwa manteve a tradição de colocar o nome das pessoas que ofereceram ‘ohana’ no dia, escrito em kanji pelo Obuchi-san e esses papéis ficarem destacados. O evento terminou no horário previsto.”
Kuniko Yonaha: Acho que foi, quase um ano atrás, quando estávamos gravando vídeos para um Taikai virtual, quando estávamos almoçando, que o Fernando me comentou sobre Banda Kitsuwa, Eu tinha começado a cantar só fazia 5 anos. Por isso, fiquei surpresa quando soube desse evento, ao mesmo tempo muito honrada e feliz com o convite para fazer parte da comissão, porque, hoje, considero a família Kitsuwa como se fosse minha segunda família. Eles são pessoas maravilhosas que nem sei como expressar. Por isso, trabalhar nessa comissão, foi uma experiência que nunca tive. Então parabenizo e agradeço à família Kitsuwa… à banda Kitsuwa, por me ter realizado este sonho. Na verdade, quem trabalhou bastante para que esse evento fosse realizado com sucesso, foram o Fernando, a Leni e o Momose, que lhes agradeço de coração. HONTOU NI, FAMÍLIA KITSUWA, OTSUKARESAMA DESHITA! KANSHA SHITE ORIMASU!!! ARIGATOU GOSAIMASHITA!!🙏”
Mesmo quem não era da comissão, mas conviveu o dia-a-dia dessa batalha queria mostrar gratidão, como Mitico Matsumoto, responsável pelos arranjos de flores do evento: “Inicialmente, sobre os arranjos de flores, só tenho a dizer que agradeço muito a confiança que a família Kitsuwa depositou em mim, quando deixou essa decoração sob meus cuidados. Desde a época da pandemia, Kitsuwa sensei nos auxiliou muito nos treinos virtuais Online. Depois vieram os taikais virtuais, quando o Akira san gravava nossos vídeos com muita atenção e dedicação e a Sanae san estudava com carinho os fundos dos vídeos… Com o reinício dos presenciais sugerimos o retorno desta maravilhosa banda aos eventos, por termos participados das edições anteriores. Foi quando Akira disse que o Fernando Asato estaria tomando a frente e a sensei deixando a decoração sob meus cuidados. Adoro trabalhar com plantas e flores e foi com muito amor a essa linda e maravilhosa familia que montei o arranjo da entrada e de palco. Não sei se consegui chegar ao que a sensei Kitsuwa desejava, só a certeza de que fiz com muito carinho para a família desta excepcional banda receber seus convidados para este grandioso retorno.”
O evento
Iniciou-se pontualmente, às 9h, com Leni Yamashita, uma das coordenadoras do evento, adentrando-se ao palco e, imediatamente anunciar ao público os responsáveis pelas apresentações dos cantores durante todo o evento. Na sequência da foto, em anexo, da direita para a esquerda, Luzia Naomi Matsuo, Tadashi Watanabe, Kazue Takahira, Fernando Asato e Tadao Takeuchi.
O primeiro a se apresentar acompanhado pela Banda Kitsuwa foi Júlia Hotta, com a música Tomoshibi, seguida de outros 11 cantores até a apresentação das três alunas de teclado da professora Sanae Kitsuwa, Kazue Kakazu, Tsugiko Hongo e Mika Matsumoto e finalizar esse primeiro bloco com a apresentação do coral Kitsuwa, composto de oito cantores (Tadao Takeuchi, Kazuko Takeuchi, Júlia Hotta, Yoshiki Hotta, Meire Kawabata, Pedro Watanabe, Michiyo Suzuki e Maria Sobata), muito aplaudidos pelo público.
Na sequência, antes da Abertura Oficial, mais quinze cantores se apresentaram sendo muito bem recebidos pelo público que já lotava o auditório.
À Abertura Oficial, a mesa foi composta por Yasue Kitsuwa, matriarca da banda; Yoshiaqui Suzuki, presidente da ACREC; Kazuo Sekito, representando a UPK; Haruo Nagahama, presidente da Regional Higashi; Marcello Tamashiro, vice-presidente da Regional Higashi; e mais os três coordenadores desse evento, Kuniko Yonaha, Fernando Asato e Leni Yamashita, que também foi a mestre cerimônia desse ato. Todos puderam saudar o público, mas marcante foi o discurso feito pela Kitsuwa Sensei que não se conteve de emoção, não apenas por essa realização, mas pela forma surpreendente e grandiosa que acabou acontecendo, conforme destaca em seu depoimento no início desta reportagem.
Após o encerramento da Abertura, seguiu-se o desfile dos 73 demais cantores, a partir de Satie Kitsuwa e Kevin Kuwahara, também membros da banda, interrompidos apenas com intervalos para descanso dos músicos, para tomarem fôlego a fim de aguentarem essa maratona toda. Num dos quais, inclusive, aproveitando para homenagear alguns professores que tinham se oferecido para cantar nesse evento abrilhantando-o ainda mais.
Muitos cantores também contribuíram à animação do evento, enriquecendo suas apresentações músicas propícias às coreografias correspondidas pelo simpático grupo de dança da Associação Okinawa de Vila Alpina, também abertas ao público, à qual foram atendidas.
Como figurinos aos cantores, além dos convencionais, de gala social, os quimonos também marcaram presença!
Os jovens também marcaram presença e, todos, com muita dedicação.
O evento prosseguiu nesse formato até o final, com os músicos, apesar da maratona, mas graças também aos intervalos, justificando de maneira brilhante o respeito que os cantores, e o público, têm por eles, porque em nenhum momento deram sinais de estafa, ao contrário, com semblantes sempre risonhos, enriqueceram as apresentações de todos os cantores.
Essa também deve ter sido a razão para o público, em ato raro no que se refere à comunidade nipo-brasileira, pedir bis à última apresentação de encerramento de tanko bushi só da banda, com o público dançando à frente do palco.
O pedido de bis acaba por também consolidar que o evento deverá ficar mesmo para a história da música na comunidade nipo-brasileira, não apenas pela qualidade de seus músicos, independentemente de composto por uma única família, como também por sua criatividade para enriquecerem ainda mais as apresentações dos cantores, ou com back vocal ou com sons extraordinários advindos das necessidades dos momentos.
“Realmente… uma banda extraordinária!”, podia se imaginar ouvir, em uníssono, de todos os presentes nesse 8º Kitsuwa Ongakusai.
(texto e fotos: Silvio Sano)
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