Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê Musica

69º ZENPAKU, o mais tradicional concurso de música ao vivo da comunidade”

Foi realizado no dia 23 de junho de 2024, no auditório da Associação Miyagui Kenjin do Brasil, localizada na Rua Fagundes, 152 – Liberdade, o 69º Concurso de Música Popular Japonesa (ZENPAKU), que contou com a participação de 157 cantores inscritos, apoiados pelas mesmas três bandas da edição passada, muito conhecidas na comunidade nipo-brasileira: 415 UMT e The Friends da Capital SP, e  Cosmos, de Mogi das Cruzes.

Para o evento deste ano a banda 415 UMT , do professor Hideo Hirose, veio composta por: Aika Shimada (flauta e saxofone), Allan Felipe (guitarra), Asami Ueda (teclado e vocal), Atsuhiro Oura (flauta), Hideto Miyazaki (guitarra), Hiromi Esaka  (teclado), Karen Ueda (trombone), Maho Takagi (teclado), Makie Sakamoto (saxofone alto), Momoko Kiriya (teclado e vocal), Nobuyuki Miyagawa (baixo), Norikazu Isobe (bateria), Noriko Tanaka (acordeão e vocal), Ryuichiro Kawarasaki (bandolim e guitarra) e Sachiyo Gondo (teclado).

A Cosmos Gakudan trouxe os seguintes músicos: Tadashi Watanabe (guitarra), Massao Yamamoto (sax alto), Kiyomi Kodama (teclado), Elisa Tomari (teclado), Shoiti Teraoka (guitarra), Eduardo Suguimura (contrabaixo) e Kendi Ikeda (bateria).

E a banda The Friends se apresentou com: Tadao Ebihara (maestro e sax tenor), Fumio Omori (sax alto), Sergio Kuwahara (teclado), Tomo Ebihara (bateria), Rogério Jinbara (contrabaixo) e Koji Kuwahara – Gombô (guitarra).

Em um ambiente muito agradável, apesar de atrasos provocados pelo fato de ser evento de música ao vivo com utilização de muitos instrumentos, o evento se transcorreu muito bem para o agrado geral, não havendo momentos de insatisfação devido aos atrasos, considerados normais a esse tipo de evento.
O 69º Zenpaku foi realizado com grande êxito, graças ao empenho e dedicação das Bandas Cosmos, 415 e Friends, além das grandes participações dos cantores que ensaiaram incansavelmente, com afinco, nos meses que antecederam o evento. Foram 157 cantores de várias idades divididos em categorias”, afirmou satisfeito, Paulo Miyamoto, coordenador geral do evento. “Nossos agradecimentos aos cantores; ao grupo Friends encarregado dessa realização; ao corpo de jurados (Katsuyuki Sano, Elsa Fuchimi, Hideo Hirose, Kiyomi Kanashiro, Solange Miyagi, Caio Suzuki e Nobuhiro Hirata) que tiveram a difícil missão de avaliá-los. Agradecimento especial ao Grupo Sakura, pelos brindes ofertados; a todos os cantores; a todos os componentes das Bandas; e, à toda comissão que trabalhou no evento”, foi só gratidão. “Saímos com o sentimento de dever cumprido, com a certeza de que o público presente saiu feliz e agraciado com esse evento de música ao vivo, mantendo a tradição do evento de música ao vivo mais antigo da comunidade nipo-brasileira, na certeza de que o do ano que vem serã especial por ser a 70ª edição da história”, concluiu. E aproveitou para anunciar que… “o nosso próximo evento será o 21º Niponjim no Kokoro no Uta (Melodias Imortais), no dia 18/08/2024, no grande auditório do Bunkyo, com a presença dos grandes cantores da colônia, abrilhantado pela grande orquestra The Friends. Aguardem!”, enfatizou.
E a satisfação pela realização dessa 69ª edição foi geral, especialmente aos líderes das respectivas bandas.
Para Tadashi Watanabe, líder da Cosmos Gakudan, a mais antiga da comunidade nipo-brasileira, com 76 anos de fundação e que trouxe 58 cantores para esse evento… “terminada mais uma edição do Zenpaku, fico com o sentimento do dever cumprido. Agradeço aos meus músicos que em nenhum momento deixaram de vir aos ensaios, razão pela qual tivemos pouquíssimos erros durante o evento. Quanto à organização do evento, acho que a parte de sonoplastia deixou a desejar, pois teve banda cujo som ficou demasiadamente alto chegando a encobrir a voz do cantor. No meu entender a voz do cantor é que deve ter a prioridade. Mas enfim, foi um prazer poder participar de mais esse grandioso evento e, com certeza, queremos melhorar ainda mais a cada edição”,
O responsável e maestro da banda 415 UMT formado por músicos, na grande maioria, japoneses puros, Hideo Hirose, também ficou satisfeito com evento, mas com ressalvas e recomendações ao próximo. “O Zenpaku do Onkyô deste ano apresentou alguns problemas na parte de som, mas foi um muito animado e com muito mais cantores participantes. Espero que ao próximo o local seja um pouco maior, mais espaçoso. O nível de atuação melhorou bem, mas o que me incomodou um pouco foi que apesar de estarem acompanhados por bandas, havia muitos cantores que cantaram de forma muito parecida com o karaokê. Acho que seria ótimo se cada banda tivesse um orientador musical, assim como há no 415. Depois de longo tempo a categoria Pop voltou a ter bom número de participantes e foi muito animado. O Runaway seria mais interessante se o refrão fosse mais completo, forte e selvagem”.  (今回の全伯大会は音響関係で少し問題があったけど全体に歌手も増えとても活気のあった大会だったと思います。次回はもう少し広い会場だといいですね。レベルは上がっていると思いますが少し気になったのはせっかくのバンド伴奏なのにカラオケと同じような感じで歌った歌手が多かったこと.もう少しパッとしたパフォーマンスが多くても良いなと思いました。これは各バンドにアドバイザーがいればと思いました。415の場合はいましたが。ポップスが久しぶりにたくさんいて盛り上がりました。ランナウェイももっとコーラスを充実させて暴れたら面白いものになると思います。)

O evento
Com uma banda como a 415 formada por 15 músicos, o que implica no uso de, no mínimo, 15 instrumentos, visto que alguns tocam mais de um, devido aos acertos dos mesmos, em especial na questão elétrica/eletrônica, o atraso de meia hora para seu início não aborreceu o público que estava ansioso para seu início. Sem contar os acertos também aos instrumentos das outras bandas participantes. E a Comissão Organizadora foi formada por pessoas experientes, inclusive nesse tipo de evento, com a Contagem ficando sob a responsabilidade da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita, apoiadas por Sonia Habe).

Tendo iniciado, o público vibrou com as performances de todos os cantores pois a impressão geral foi a de que o nível dos cantores estava melhor do que o do ano passado.
Para o julgamento dos mesmos, também para essa edição, foram formados dois grupos de jurados e, inclusive, repetindo os mesmos do ano passado:

Grupo 1: Elsa Fuchimi (presidente), Solange Miyagui e Caio Suzuki

Grupo 2: Hideo Hirose (presidente), Kiyomi Kanashiro e Nobuhiro Hirata.

Neste ano, os apresentadores do Zenpaku foram apenas dois, Kazuyoshi Kitagawa e Kazue Takahira.

À Abertura Oficial, compuseram a mesa, além do coordenador geral, Paulo Miyamoto; do presidente do júri, Katsuyuki Sano; e, do líder da banda The Friends, Tadao Ebihara; a presidente da UPK, Tiyomi Takase que, inclusive participou como cantora.

Lista dos Campeões, por imagens.
Diferentemente dos taikais convencionais, o Zenpaku sempre usou nomes especiais para as categorias participantes, inclusive faixas de idade, conforme descritos abaixo. Veja os campeões por categoria, abaixo:

Silver D (Categoaria Especial, acima de 80 anos) – Tsutomu Baba – 415 UMT

Gold E (Categoria Extra, acima de 80 anos) – Emiyo Nagamuta – Cosmos

Gold D G2
(Categoria Extra, 75 anos a 79 anos) – Yutaro Kimura – Cosmos

Gold D G1 (Categoria Extra, 75 anos a 79 anos) – Yoneyuki Takijiri – Cosmos

Diamond E G2 (Categoria Super Extra, acima de 80 anos) – Reiko Motomura – 415 UMT

Diamond E G1 (Categorias Super Extra, acima de 80 anos) – Ayako Matsufuji – The Friends

Diamond D (Categoria Super Extra, 75 anos a 79 anos) – Mitsue Kina – 415 UMT

Silver C (Categoria Especial, 70 a 79 anos) – Zilda Shimosaka – 415 UMT

Gold C (Categoria Extra, 70 anos a 74 anos) – Luzia Naomi Matsuo – 415 UMT

Diamond C (Categoria Super Extra, 70 anos a 74 anos) – Carlos Miyamoto – The Friends

Doyo Shoka Inf A (7 anos a 10 anos, inclusive) – Júlia Kitaguchi – Cosmos
Doyo Shoka Juv B (11 anos a 13 anos, inclusive) – Yuji Morita – The Friends
POP (sem limite de idade) – Mego Uchita – 415 UMT

Silver B (Categoria Especial, 50 anos a 69 anos) – Marcelo Nakagawa – The Friends

Gold B G2 (Categoria Extra, 50 anos a 69 anos) – Marina Tsuda – 415 UMT

Gold B G1 (Categoria Extra, 50 anos a 69 anos) – Ayako Kamimura – The Friends

Diamond B G2 (Categoria Super Extra, 50 anos a 69 anos) – Jun Kuniyoshi – 415 UMT

Diamond B G1 (Categoria Super Extra, 50 anos a 69 anos) – Francisco Tashima Alves – Cosmos

Silver A (Categoria Especial, 21 anos a 49 anos) – Marco Miadaira – The Friends

Gold A (Categoria Extra, 21 anos a 49 anos) – Leonardo Kubota – Cosmos

Diamond A (Categoria Super Extra, 21 anos a 49 anos) – Harumi Miyamura – 415 UMT

Juvenil (14 anos a 20 anos) – Lucas Kokuba – Cosmos

No total, foram 9 vitórias aos cantores da banda 415 UMT; 7 vitórias da Cosmos Gakudan; e, 5 vitórias da The Friends.

E o líder da banda The Friends, organizadora dessa edição, Tadao Ebihara, oficialmente, deu por encerrado o 69º Zenpaku, próximo das 19h.

(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio, de Eduardo Kanai e de Roberto Mitsuishi)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ